sábado, 22 de dezembro de 2012

PP e PT assinam protocolo de intenções que deve garantir composição para o próximo mandato


Companheiros,

No papel de militante do PT e ativista cultural, apesar de algumas discordâncias pessoais em relação aos termos, devo ressaltar que o Acordo com o PP foi referendado de forma unânime pelo diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Também afirmo, em coerência com o que venho defendendo, que a política é a arte da negociação. Tenho sido contra a judicialização da política no processo montado pelos golpistas em todos os níveis, e negociar cargos e postos da composição de governo, não é crime, faz parte sim, da boa política em prol da democracia e partilha de poder para governabilidade.

Confio que o Acordo tenha sido amplamente avaliado e tenham sido pesados os prós e os contras com critério. Se houve críticas ao primeiro governo do PT por falta de articulação política, causando todas as turbulências na própria bancada e no legislativo durante o primeiro mandato, tal critica agora não poderá ser feita. Poderá ser criticada a forma da articulação, mas não a sua ausência. 

Portanto, como temos observado no plano nacional e estadual, com a ampliação da base de apoio aos governos do PT, o que se conquistou, esperamos, é mais um aliado ao nosso Projeto, que defendemos nas ruas, para Jaguarão seguir mudando.

Jorge Luiz Neves Passos

A seguir, reproduzimos matéria do Jornal Fronteira Meridional sobre a assinatura do Acordo, edição do dia 19/12/2012.

PP e PT assinam protocolo de intenções que deve garantir composição para o próximo mandato

Ato de assinatura foi realizado na Casa de Cultura - Foto Mariane  Silva
O Partido do Trabalhadores (PT) e o Partido Progressista (PP), assinaram neste segunda-feira (17) um protocolo de intenções que deve garantir a participação do PP no governo municipal na próxima gestão do prefeito Cláudio Martins, além de maioria absoluta de Vereadores da base governista na Câmara a partir de 2013.

O texto do protocolo afirma a intenção de ambos os partidos de colaborarem na aprovação de projetos previamente acordados, além de consignar os anos de presidência da Câmara tanto para o PT, que devem ser dois em respeito a proporcionalidade das bancadas, quanto para o PP, confirmado já para o próximo ano.

Além disso, o texto assinado por ambos os presidentes partidários confirma a participação do PP na atual Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, onde além do cargo de secretario municipal, o Partido Progressista deverá ocupar os demais cargos com exceção do secretário adjunto que deverá ser do PT. Além desta, o PP terá o cargo de secretário na Secretaria de Cultura e Turismo, de secretario adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, além de um cargo intermediário na Secretaria de Educação.

Participaram do ato de assinatura do protocolo de intenções o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito eleito Lisandro Lenz, os vereadores eleitos Oberte Paiva, Ariom Moreno, Roseli Calvetti, Miriam Coelho e Antônio Carlos Marques, além de outros representantes de ambos os partidos e dos presidentes tanto do PP, quanto do PT.

Presidentes do PT , Carlinhos Carvalho e PP, Rodrigo Asturian, assinam Acordo
Foto Mariane Silva



Postar um comentário