terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jaguarão Recantos e Encantos



O título acima refere-se ao Programa da TVE do RS sobre a cidade de Jaguarão, sua Memória, sua Cultura, sua Política, realizado no ano de 1983. A iniciativa do Professor Carlos José Maninho que com o auxílio do José Alberto de Souza, conseguiram resgatar na emissora de TV Educativa do RS o vídeo completo do Programa possibilitou-nos, apesar da qualidade deficiente das imagens , digitalizadas do VHS, a edição do conteúdo em partes que estamos publicando no nosso canal do You tube e postando no Blog da Confraria.

A equipe da TVE, segundo nos diz o apresentador Dilermando Torres, colheu as imagens durante um dia inteiro. Valdo Alves Nunes e Jorge Garcia, mentores do Projeto Jaguar, estão presentes e seus diálogos vão servindo de roteiro em todo o andamento do programa. No inicio, conversam à beira do Guaíba relembrando o Rio Jaguarão e sua importância como elemento fundador da cidade. Participação do Grupo Americando, formado por Helio Ramirez , Plinio Silveira e Jorge Passos, cantando Puente Mauá, música de Hélio Ramirez e letra de Don Duca Marins. Interessantes imagens da beira rio mostrando que os camelôs localizavam-se na extensão das calçadas da 20 de setembro antes de migrar para o atual camelódromo.

Já em Jaguarão, nossos dois guias introduzem o tema do patrimônio histórico com seu casario, hoje tombado pelo IPHAN. É filmado inteiramente em seu interior, o Sobrado do Barão, com depoimento do dono de retificadora localizada, à época, no térreo do Sobrado, senhor Gilberto Mesones. A seguir é mostrado o Mercado Público tendo por fundo musical um chorinho executado pelo Mestre Vado, "Tira-Teima", do compositor jaguarense Carmelo Goulart. No final desta sequencia temos a imagem do nosso inesquecível mestre do sax. Finalizando esta parte, imagens do casario e interior do jardim do Museu Carlos Barbosa e porta esplendidamente trabalhada em casa da Rua XV. A Loja Maçônica de Jaguarão, fundada em 1854, tem a construção do seu Templo e instalações interiores explicada pelo saudoso Professor Hermenegildo Ortiz, Primeiro Vigilante na Ordem da Instituição. José Caetano, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, fala sobre o acervo da Casa.

Estas as partes que já estão publicadas. Há muito mais. Sarau no Museu Carlos Barbosa com a Professora Verdina Raffo ao piano e voz do tenor Jarbas Taurino, imagens do professor Stefano Roncato no Teatro Esperança executando uma peça no violino, entrevista com Sérgio da Costa Franco.São imagens de alto interesse histórico e que fazem parte de nosso patrimônio cultural.

Você, caro leitor, pode acessa-las na internet digitando na pesquisa do You tube “Jaguarão recantos e encantos” que será direcionado aos vídeos.

Reproduzo palavras do professor e ex-secretário de Cultura Carlos José Maninho: “ programa histórico que apresenta imagens e entrevistas feitas no ano de 1983 . Importante momento, precursor do que viria a acontecer em 2010, quando começam a se concretizar alguns sonhos que foram sonhados juntos. Com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e Secult, conseguiu-se junto ao IPHAN, que este praticamente adotasse nosso patrimônio. Daí adviriam o Restauro do Teatro Esperança, Enfermaria (que foi além do que se imaginava), Mercado Público, e muito mais pela frente, se os brasileiros permitirem, e eu acredito nisso!”

Nós também!
Jorge Passos

Publicado na coluna Gente Fronteiriça do Jornal Fronteira Meridional em 15/10/2014

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...