sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

El Chofer del Diablo - O homem que passava o Brizola na fronteira de Jaguarão - Rio Branco

 



Esta entrevista foi algo totalmente inusitado e sem planejamento nenhum. Como se diz, obra da fortuna. Estou sozinho no canteiro da rua, defronte ao comitê central do Partido dos Trabalhadores em Jaguarão, durante o pleito municipal de 2020. O pessoal todo lá dentro está organizando a caminhada. 

O seu José Francisco gomes Mendes (vim a saber seu nome em meio à conversa) detém o carro e me pergunta: Este é o partido do Brizola? E aí eu respondo que não, mas que o PDT faz parte da aliança que concorre na eleição. Então, como uma espécie de reclamação há muito guardada, me diz que nunca deram importância para ele. Logo comecei a filmar porque pressenti que o relato poderia tornar-se algo muito interessante e, quem sabe, um registro histórico. 

Além do governador Brizola o seu José nos conta outro fato muito interessante. Ele também foi encarregado de passar pela Ponte a esposa do Presidente João Goulart, então exilado na Argentina.  Dona Maria Theresa hospedou-se no Gran hotel Italiano em Rio Branco e, disfarçada de "mulher da vida", recostada sobre o ombro do Chofer do Consul, efetuou exitosamente a travessia para o Brasil pela Mauá. 

Sobre a narrativa do seu José, faço apenas um reparo: A medalha que ganhou refere-se à inauguração da Ponte Internacional entre Quaraí no Brasil e Artigas no Uruguay, em 22 de maio de 1947, no encontro entre os presidentes Eurico Gaspar Dutra e Tomás Berreta. Provavelmente o então eleito deputado estadual naquele ano, Leonel Brizola, esteve presente no evento e obteve o medalhão que depois presentearia ao cônsul do Uruguay em Jaguarão, seu amigo, Senhor Jorge Bitar. O diplomata, por sua vez, regalou-a ao seu motorista, o seu José. 

Em depoimentos nas redes sociais após a publicação deste vídeo, a sobrinha do cônsul, senhora Cristina Bitar Arismendi, relata que o Seu José era conhecido como "El chofer del Diablo". Segundo ela, Bitar tinha um cunhado em Pelotas, Sr. Jorge Real, o qual era mão direita de Brizola. Através desse parentesco, e por ser o senhor Bitar cônsul e dispor de imunidade diplomática, foi que se arranjou a passada do governador Brizola no porta malas do auto dirigido pelo seu José, com chapa consular para a cidade de Rio Branco, pela Ponte Mauá. 

Cristina remata concluindo que este é um pouco da história sobre a audaz aventura e travessia orquestrada por seus tios pela Ponte Mauá do "Chofer del Diablo" e de Leonel de Moura Brizola. 

Em outro depoimento, o senhor Walter Larrosa Garcia, testemunha que na época foi colega de trabalho do José no Gran Hotel Italiano, em Rio Branco, hotel de propriedade de Jorge Bitar Abdala, onde esteve alojado um dos secretários de Brizola durante um bom tempo. Talvez estivesse ali planejando a passada do eminente governador.

Jorge Passos

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...