terça-feira, 19 de julho de 2022

Memória das Ondas - I Onda

 

Fisco
Por Thadeu Gomes

Distraído que estava, naquele banco de praça, das mãos de um desconhecido passante, recebi o tal bilhete que dizia: "vá atrás, siga os rastros e encontrarás..." Não sei se era um uruguaio ou um desses andantes que acabam em nossas terras por problemas complexos em seu País. Era ligeiro, e desapareceu, ali na quebrada da Rua XV. 

Subi a Barbosa Neto, passando pelo Calão e pelo Zica. Dei no Asilo das Freiras, onde lembrei do campinho de pelada. Parece que lá tem uma Universidade... Acabei dando de frente com o Colégio Espírito Santo, mas o seu Leonel não estava mais lá; no campo do Navegantes me vi guri tentando dar o meu melhor para o técnico Marçal. Na porta da Estação de trem havia uma estrela, um compasso, uma régua. Um sujeito de terno preto me disse: os desígnios celestes estão te observando... Parece que ali, aquele Olho incandesceu. 

Fui para a Vila, atrás do grande Guru. Ele já havia partido... Para as estrelas ou para a Luz... Um cara numa bike insinuou: você está longe, mas não desista! Eu pensei: dê uma chance à paz! Acreditem vocês ou não, eu sou um cara de boa! Estou com o Tomate, com o Lica e com o Oscarito! Na Avenida Beira- Rio, estive com o Rei, que disse que o quaco era bom pro peito. Onde vou encontro um, mas ninguém sabe o que procuro...! Pensei no professor Cléo, na professora Silvia e no Nilo Jorge, mas eles também, não se encontram mais aqui. Então desisti e fui pescar no Fisco. Lá tem uma santa das águas. Escutei ela dizer baixinho: volte sempre, filho! 

Eu e o amigo Too Mutch


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...