segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Retrospectiva Cultural 2013

O Poeta e os violinistas - foto Elis Vasconcellos
Foi-me solicitado pelo confrade Jorge Passos (autor do já mítico blogue da Confraria dos Poetas de Jaguarão, do qual ele é sócio majoritário, presidente, redator-chefe, fotógrafo, cinegrafista e editor) uma retrospectiva das nossas aventuras culturais no ano que está terminando; sendo assim, não podendo me esquivar do convite, vindo de quem vem, faço um breve relato das nossas incursões pelos ramos literários e musicais.

Na música, estivemos presentes, representando a cidade de Jaguarão, em uma dezena de festivais, dos quais destacamos o festival de Lages, Santa Catarina, onde tiramos o segundo lugar, com uma música com o Aluísio Rockemback (para quem ainda não conhece, acordeonista do cantor nativista Luiz Marenco), canção que foi interpretada por uma Argentina chamada Gicela Ribeiro, excelente cantora, chamamecera de raiz. Também estivemos em dois grandes festivais do Rio Grande do Sul, a Coxilha de Cruz Alta e a Moenda de Santo Antônio da Patrulha, tirando em ambas as vezes o segundo lugar, sendo que neste último festival, de projeção nacional, acabamos recebendo também o prêmio de melhor letra. Destaco as interpretações do cantor multicampeão de festivais Marco Aurélio Vasconcellos. Na Moenda, disputando com músicas de todo o Brasil, tivemos a participação do cantor João de Almeida Neto. Por último, estivemos representando a nossa cidade na Califórnia da Canção de Uruguaiana, onde a canção 'De barro e luz' foi classificada entre as 12 finalistas e foi uma das mais aplaudidas pelo público presente, estando cotada até o final para receber um dos troféus desse que é o mais famosos dos festivais nativistas. Em meio a tudo isso, tivemos o lançamento do CD Paisagem Interior, destacando nele as parcerias com o Paulo Timm (filho do inesquecível gaiteiro Breno Timm) e com o meu irmão Alessandro Gonçalves. Foram feitos lançamentos nas cidades de Pelotas e Jaguarão, já estando programados para 2014. em Porto Alegre e Uruguaiana.

Ainda na música, estivemos – juntamente com uma caravana de músicos e atores – na cidade de Concórdia-SC, com as apresentações do grupo poético-musical Caminhos de Si, além dos shows de Marco Aurélio Vasconcellos e Maria Conceição. Sobre o Caminhos de Si convém salientar que estamos começando o projeto de um novo CD, chamado 'Caminhos de Si – 10 anos – o tempo' e que estará pronto no meio do ano de 2014.

Há ainda, em fase de gravação, mas já praticamente pronto, o CD 'Náufragos Urbanos', com letras minhas e melodias de Ricardo Fragoso, na voz dele e da cantora Ro Bjerk, além da participação especial nas melodias do Paulo Timm. Este CD estará à disposição do público em março ou abril.

Fizemos, juntamente com o Alessando Gonçalves e o cantor missioneiro Ângelo Franco, o relançamento do CD Memorial de Campo, no espaço cultural La Mancha. Este CD retrata as pessoas e paisagens da zona rural de Jaguarão.

Na poesia, estivemos participando de diversos eventos literários, tais como as Feiras do Livro de Pelotas, Herval, Arroio Grande, os encontros literários de Canguçu e a Feira Alternativa de Jaguarão, os saraus da Biblioteca Pública de Jaguarão, além da homenagem recebida na Biblioteca Pública de Pelotas, onde fomos um dos autores em destaque. Com orgulho, fizemos a abertura, juntamente com o Paulo Timm, do lançamento do grande escritor Aldyr Schlee, do seu novo livro, tanto em Pelotas como em Jaguarão.

Estivemos, também, com uma oficina de poesia e música chamada Poemarte (evento onde procuramos trazer a poesia para mais próximo das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes) em Concórdia-SC e na cidade do Herval. Além disso, inauguramos a Biblioteca Infantil de uma das escolinhas de Jaguarão.

Participamos também de diversos Saraus de Poesia, alguns deles realizados pelo grupo Mandinga, da cidade de Pelotas. E, em uma participação a la Forrest Gump, mostramos um pouco da nossa poesia no Rio de Janeiro, em quatro saraus literários, dos quais destaco um, chamado Corujão da Poesia, organizado pelo cantor Jorge Benjor.

Por fim, convém destacar o lançamento do novo livro 'Sobre amores e outras utopias', lançado em Pelotas, Jaguarão, Canguçu, Arroio Grande, Rio Grande e Herval.

Para terminar, utilizo a frase de abertura do livro: "A poesia é uma flecha por chegar ao seu destino..."



Martim César

Publicado na coluna Gente Fronteiriça do jornal Fronteira Meridional em 18/12/2013


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...