sexta-feira, 30 de maio de 2014

Paixões Unidas no Brasil


Encerrado no sábado, 24 de maio, o Festival de Cannes 2014, premiou o Documentário “O Sal da Terra” sobre a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O filme tem direção conjunta do famoso Wim Wenders e de Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião. Outra das atrações do Festival, foi o lançamento do filme “United Passions” sobre a história da FIFA, com Gerard Depardieu, o ator francês que encarna o primeiro presidente, Jules Rimet, aliás , nome da Copa que foi definitivamente ganha pelo Brasil em 1970 e que depois seria misteriosamente roubada da CBF.

Depardieu declarou em Cannes que gostaria de ver reeditada na Copa de 2014 uma final entre Brasil e Uruguai, e que torceria para que a seleção canarinho fosse a campeã desta vez. Certamente seria uma final fantástica. E não de todo impossível, afinal, a Celeste jogou muito bem a Copa das Confederações quando enfrentou o Brasil de igual para igual. A esperança de nosso escrete, desta vez, é o comando do Felipão, um técnico motivador.

Falando na Celeste, os paisanos estão muito confiantes em sua seleção. No último domingo, saiu de Montevidéu com destino a Fortaleza, num trajeto de 5.000 Kilometros, o minibus Ramirez, transformado num motorhome, reciclado por um grupo de amigos que pretendem acompanhar todos os jogos do Uruguai na Copa. O Ramirez, minibus Mercedez Benz, 1979, foi totalmente reformado pelos aventureiros numa Chácara próxima à capital uruguaia, com trabalhos de ferragem e carpintaria, motor novo e pneus flamantes. 

Dentro do Ramirez podem dormir oito pessoas, ainda que para travessias por locais de altas temperaturas como as que suportarão em Fortaleza e Natal, na lateral direita, o minibus tem instalado um toldo desenrolável sob o qual já pernoitaram os dezesseis amigos sobre colchonetes, “ con una mantita e chau”, diz a matéria do El País. O atual design do minibus permite que viajem sentados oito passageiros em assentos colocados numa espécie de ferradura. A um costado tem um sofá para mais quatro, e além do chofer, há lugar para mais dois acompanhante ou copilotos na parte da frente. Você pode acompanhar as aventuras dos torcedores uruguaios pelo twitter @ramirezmundial

Outro grupo de amigos, contadores e economistas, de 29 a 32 anos de idade, que se conhecem faz 15 anos, também irão ao Brasil, mas numa Kombi que compraram em Colonia. Sua primeira parada será aqui em Rio Branco e estarão em Porto Alegre quando Uruguai estreia em Fortaleza, no dia 14 de junho. Na capital gaúcha convidarão a todos os uruguaios que queiram reunir-se num salão para 200 pessoas que lhes ofereceu um amigo, dono de um restaurante . A ideia é ver a partida ante Costa Rica compartilhando um bom assado de tira.

Fui a Rio Branco comprar um remédio na Farmácia da Cuchilla e fui agraciado com uma tabela para acompanhar os jogos da Copa. O comércio uruguaio e o mundo inteiro vibrando e vendendo seus produtos aproveitando esse evento mundial, que muitos de nós só vivenciaremos uma vez em nosso país, e ainda vemos essa verdadeira burrice de alguns sabotarem a Copa, por motivos declaradamente eleitoreiros.

Jorge Passos

Publicado na Coluna Gente Fronteiriça do Jornal Fronteira Meridional em 28/05/2014


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...