terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O projeto Cine Resistência vai ao Presídio


Nos dias 08 e 14 de fevereiro de 2011, o Presídio Estadual de Jaguarão estará recebendo o projeto Cine Resistência. Este projeto tem por objetivo tratar de assuntos do cotidiano das pessoas em estado de vulnerabilidade social, abordando, de forma informativa e reflexiva, temas como tráfico de drogas, gravidez na adolescência, racismo, DST, prostituição infantil, entre outros.

Com a intenção de levar informação de forma lúdica e cultural, são utilizados materiais cinematográficos, de preferência nacionais, onde se possa mostrar uma situação mais próxima à realidade, realidade essa, relacionada a todos os temas elencados anteriormente.

O Cine Resistência é uma das primeiras iniciativas de construção de políticas públicas, realizada pela Coordenação da Juventude da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, voltada para a juventude carcerária, na intenção de construir uma reintegração dos detentos com a vida social.



Helder Ran

17 comentários:

Jesianne Delfino disse...

Esse é um grande projeto, para uma cidade como Jaguarão sem uma acessibilidade de cultura tão grande, é esse tipo de atitude que ajuda a trazer para todos um pouco de lazer e conhecimento.
Parabéns aqueles que o estão desenvolvendo.
Jesianne P. Delfino

Anônimo disse...

O cine resistênçia serve como meio de inserção sociail...
e de conhecimento.

Unknown disse...

Parabenizar a iniciativa e o compremisso com o social e dizer que muitas outras materias vinrão.

Agradecido



Helder Ran

EU disse...

excelente iniciativa. Realmente esse é bom modo de se reintegrar aos que de alguma forma cometeram delitos.

Renato Moss disse...

essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento moral e intelectual da comunidade carcerária, o que contrubui de certa forma para a construção de uma sensibilidade acerca da cidadania e do comportamento humano, não sei como funciona o regime dentro de uma casa de retenção, mas creio que somente "reter" esses indivíduos não é a melhor forma de evitar que seus comportamentos inadequados ocorram novamente, é preciso reestruturar toda base que sustanta a formação do ser, e nada melhor do que uma intervenção artística audio/visual... excelente idéia, abraços

Pedro Henrique disse...

Gostei da iniciativa estes caminhos também são importantes para a inclusão desta pessoas na sociedade independente do delito cometidos merecem uma segunda chance.
Eu Indico dois filmes para este trabalho:
Uma Onda No Ar que fala sobre Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.

E o filme Querô que fala sobre Filho de uma prostituta, Querô é um adolescente pobre e órfão, que vive sozinho na região portuária de Santos. Achando-se dono do próprio destino, Querô não se dobra à disciplina opressora da Febem, ao jogo fácil do tráfico de drogas e, muito menos, aos policiais corruptos que o perseguem. Paga por isso um preço alto.

Unknown disse...

Muito bom, tá de parabéns!!

Unknown disse...

Valeu pela iniciativa! Projetos como esse fazem toda a diferenca... Agora podemos comecar a falar em reintegracao em sociedade! Parabens!

Anônimo disse...

Superbacana!! Iniciatica resisteste mesmo, toda força no projeto!

Loo Bellutti disse...

Que haja sempre iniciativas resistentes como essa!!! Superbacana!! Forca no projeto

Rafael disse...

Essa é uma iniciativa legal e pacífica, para um grupo onde a marca de sua formação fôra a violência e a segregação. Eles são resultados da exclusão e com a inclusão é que podem ter os seus direitos revistos. Jah live!

Ikaru disse...

As grandes mudanças começam com boas iniciativas como essa. È assim que se faz um país.

Unknown disse...

Isso aê Rann!! levando pro Sul uma iniciativa bacana de modificação da realidade social!!

bjsss

Unknown disse...

Parabénzão querido pela iniciativa..todas as sementes que plantamos brotarão com um mínimo de terra fértil, vento, sol e água..às vezes virão demasiado, noutras será escasso..mas com muita persistência, força de vontade e ações coletivas toda essa empreitada renderá bonitas flores e bons frutos.. Muita coragem, luz e perseverança pra florir junto com essa galera bacana daí...;D..Beijoo grandão!!

Olavo Neto disse...

Parabéns!!!!
Acredito que é um jovem de futuro, muito criativo, autentico, com uma pró-atividade fora do comum!
Siga em frente, meu amigo, use e abuse de suas qualidades, em pró do social!!!!!!

Unknown disse...

muito maneiro i inteligente .... resumindo sem palavra

Matheus Medeiros disse...

Parabéns a todos que estão de alguma forma apoindo este projeto !!!
É de grande importância iniciativas como essa para a reestruturação de uma sociedade que se encontrar em declinio.
Sabemos que o conhecimento é um fator importante para a ascensão social.
Vida longa a este trabalho !!!

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...