quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Telhado do Clube Jaguarense desaba e ameaça estrutura do Prédio

sentimento de desolação afetou a todos os jaguarenses

Há alguns dias sob interdição, apresentando rachaduras, a parte frontal do Salão do Clube Jaguarense teve comprometimento estrutural acentuado com o desabamento do telhado que ocorreu hoje, em torno das 17 horas. Falta de manutenção e excesso de peso devido às goteiras existentes, podem ter sido as causas.  Felizmente, devido ao feriado, não havia pessoas no recinto. 

O Presidente do Clube informou que no dia de  amanhã, quinta feira, seriam iniciadas as obras visando à recuperação da cobertura. Nesse sentido, salientou que a queda ocorrida hoje, pode, de certa forma, ter sido  providencial, pois poderia ocasionar sérios acidentes com os operários contratados para o serviço.

A Prefeitura foi acionada e, através das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Rural, providenciou um escoramento emergencial da parte afetada enquanto se aguarda um laudo técnico por parte do IPHAN que já foi notificado. 

A cidade de Jaguarão foi recentemente tombada como Patrimônio histórico Nacional, e o ocorrido com o clube Jaguarense compromete sobremaneira o conjunto arquitetônico do Centro histórico. No mês passado,  a Igreja Matriz também sofreu interdição e o conselho Paroquial pede socorro para o salvamento do telhado. 

É de se perguntar , levando-se em consideração o valor dos recursos a serem investidos para a recuperação desses prédios, se não está na hora dos Bancos, o Banco do Brasil e o Banrisul, engajarem-se nessa empreitada. Pelo menos poderiam  redimir-se pelo prejuízo que praticaram  ao acervo arquitetônico da cidade na década de 70, demolindo belas edificações, verdadeiras relíquias históricas, para construir autênticos monstrengos onde hoje estão instalados. 
         
Escoramento emergencial realizado pela Prefeitura Municipal

DEMOLIDO para instalação do atual Prédio do Banrisul
DEMOLIDO para instalação do atual prédio do Banco do Brasil


14 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente.Tá na hora dos bancos ressarcirem o prejuízo histórico que por eles foram causados no passado.

luiztelefone disse...

Bancos? e o Hotel Sinuelo se inclui também?
E os Ex-Presidentes não devem ser responsabilizados por não cuidar do patrimônio que os sócios ajudaram a construir?

Marcela Greca disse...

Não podemos perder mais prédios lindos como este!
Nunca tinha visto os prédios antes de serem bancos!
Eram maravilhosos!

Que lástima!

Anônimo disse...

Um crime o que fizeram com os prédios do Banrisul e do Banco do Brasil.
O descuido atual dos prédios históricos da cidade é lamentável.
Tá na hora de cuidar do nosso patrimônio, e os bancos poderiam aproveitar pra se redimir!

Jerônimo J. R. Silva disse...

Que tenha valido a pena cada cerveja que os "presidentes" e "diretores" tomaram às custas dos sócios.

Matheus Camacho disse...

Jaguarão esta fronteira sem fronteiras,cidade amiga que acolhe todos sem pedir nada, uma nobre senhora esquecida pelos filhos e agora seus netos cobram seu valor. O que houve contigo minha cidade? Será que te esqueceram no passado? Será que não conhecem tua história de riqueza e bravura? Onde estão os covardes que te sangraram em um passado não muito distante? A um amigo eu conto, nossos prédios antigos estão a míngua, nossas ruas estão largadas a própria sorte. Nossos líderes, não lideram mais nada, jaguarão chora calada em meio a tanta devastação!

Anônimo disse...

Caro Sr.Matheus, se fôssemos responder a todas as perguntas feitas, tenho certeza de que muita "gente de bem" sentir-se-ia desconfortável por seu histórico de liderança, entretanto, não posso concordar com sua última frase. Moro há quase três anos nesta cidade e não percebo essa 'devastação' e pelo que acompanho, há liderança, que tem liderado sim e muito conseguido para a cidade, por meio de projetos viáveis e sérios. Também não vejo as ruas largadas, afinal, capim nasce logo depois que se corta. Ah! e quanto aos prédios antigos, eles todos têm donos ($)que sequer pintam a fachada de seus prédios. O que é uma lata de tinta para quem tem uma boiada? Parafrasendo um dito popular... Saudações de uma Professora e historiadora.

Analva Passos disse...

Por falar em bancos, patrimônio, turismo...Precisamos falar mais sobre bancos...
Bancos 24h, terminais de diferentes bancos acolhidos pelos estaduais e federais... Quem sabe?

Radamés Souto disse...

Como pode o Clube Jaguarense ter chegado a esse ponto? Ver a sede esportiva construída com tanto esforço pelo Cruzeiro no estado em que está me deixa triste, ver o grande estádio Mackley Rosa (o melhor estádio fechado da região sul tirando os estádios de Pelotas) também é lamentável, e agora o tradicional prédio do Clube Jaguarense assim quase em ruínas é demais para um jaguarense amante da cidade e ex-cruzeirista. Direções sangue sugas e sem comprometimento com a história "mataram" nosso clube.

Anônimo disse...

Faz pouco tempo +- 2 meses que tive o prazer de visitar esta reliquia da arquitetura de jaguarão. Minha mãe sempre se referia a este clube como local de confraternização da sociedade jaguarense nos relatando histórias de grandes eventos dos quais teve oportunidade de participar quando da sua juventude, onde morou até se mudar definitivamente para Santa Catarina. estive no local por um bom espaço de tempo, observando os detalhes; muito bonito aquele carrilhão encrustado na parede. Fico triste em ver as fotos do desabamento e torço para que os dirigentes e autoridades possam refazer aquele patrimonio.Um abraço e minha solidariedade a todos os jaguarenses.Juan Edison Garcia - Tubarão -SC

José Alberto de Souza disse...

É muito fácil criticar e condenar as administrações anteriores sem saber das dificuldades para compor uma chapa de Diretoria, todo mundo tirando corpo fora.
Infelizmente, vivemos num tempo em que as pessoas se acomodam em suas poltronas assistindo televisão, deixando de sair às ruas e consequentemente minguando os quadros sociais de nossas agremiações.
Quero ver essa gente de lingua solta arregaçando as mangas, se mobilizando de modo efetivo na recuperação desse nosso patrimônio e mostrando a força da comunidade sem depender de verbas públicas!

Anônimo disse...

chega de cidade histórica estão de brincadeira, essa ladainha só atrasa o desenvolvimento da cidade.olha só nossas ruas que não podem serem asfaltadas em pleno centro , gente não tem mais como andar de carro na 27 . chega de cidade histórica, vamos nos desenvolver .

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Realmente é o mínimo que os dois Bancos poderiam fazer pra compensar a agressão que trouxeram a cidade de Jaguarão com suas agências.

Anônimo disse...

Não vejo como ressarcir prejuízos como estes do antigo Banrisul (muitas contas paguei neste prédio)e da casa do Mario Bretanha que também conheci muito bem (com dois leões semelhantes aos que tem na entrada da prefeitura da PAlegre).
Theophanes

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...