sábado, 6 de abril de 2013

Maratona do Saara começa neste domingo, 07. O único brasileiro inscrito faz parte da Confraria


A uns trezentos ou quatrocentos metros da Piramide inclinei-me ,  tomei  um punhado de areia nas mãos e silenciosamente deixei-o cair  um pouco mais longe  e disse  murmurando:   Estou  modificando o Sahara. ( Jorge Luiz Borges)


Neste domingo, 07 de abril de 2013, mais de mil competidores darão inicio à 28ª Sultan Marathon des Sables, Maratona das areias do Saara no Marrocos, norte da África. O Confrade Edson Martins, 48 anos,  único brasileiro inscrito, estará entre eles. E certamente, assim como Borges, estará modificando o Deserto do Saara e sua própria história de vida.

Também podemos encontrar na lista de inscritos, uma única brasileira. É  Analice Fernandes da Silva,  de 69 anos, residente em Portugal.  

Esta maratona é considerada uma das competições mais difíceis da Terra. Num percurso de 230 km, divididos em cinco etapas, a prova submete os corredores a um desgaste inevitável e quase sobre-humano  Dunas, tempestades de areia que podem chegar à velocidade de 100 km por hora,  temperaturas que variam de 50 graus durante o dia aos 5 graus durante a noite são algumas das peripécias que deverão ser enfrentadas. É uma prova planejada para exigir o máximo de cada competidor. todos deverão ainda  carregar nas costas , mochila pesando até 10 kg com todo o equipamento a ser usado durante a corrida, alimentos, roupas e itens de segurança.      

O companheiro Edson vem se preparando bem para esta prova. Esta não é sua primeira competição internacional. Em 2011 participou da Maratona em Atenas e em 2012, Amsterdã.  

O Edson nos mandou uma mensagem que compartimos com os leitores da Confraria:

Pessoal, quem quiser acompanhar a minha aventura no deserto do Saara (Marrocos), na competição chamada Marathon des Sables (talvez alguns de vocês tenha assistido na televisão o episódio de Planeta Extremo, com o repórter Clayton Conservani mostrando a edição de 2012 ), informo a vocês o site correspondente: http://www.darbaroud.com

Lá vocês poderão verificar se eu consegui completar determinada etapa e mesmo por quais postos de controle eu já passei. Lembrando que a competição dura 6 dias, constituída de 5 etapas. Neste ano houve uma mudança e no sétimo dia será realizada apenas  uma espécie de confraternização. Ao todo serão 230 km.

Para acompanhar a minha prova é preciso digitar o meu número de inscrição, aquele que se leva ao peito. É ó número 52.

Vocês podem mandar mensagens de incentivo através do site. Elas são entregues aos competidores nas barracas à noite.  (certamente vou precisar).  

A prova começa dia 07. Até a volta!




Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...