quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Acadêmicos de Pós- Graduação da Unipampa visitam o "Axé Raízes"



No último dia 23 de outubro de 2012 os acadêmicos do curso de Pós-Graduação Especialização  em Culturas, Cidades e Fronteiras da Unipampa estiveram conhecendo o Ponto de Cultura “Axé Raízes”  em Arroio Grande.  A atividade integrou a disciplina de “Culturas e Políticas Públicas” ministrada pelo professor Alan Melo. 

Na ocasião, foi apresentado pelos integrantes do Projeto, o trabalho realizado que envolve diversas oficinas de base artística e cultural com enfase na preservação da memória do Clube Negro Guarani.  O projeto do Ponto de Cultura "Axé Raizes" está no seu segundo ano, com recursos do Ministério da Cultura e contrapartida do Município. 

Conforme conceitua Célio Turino, um dos idealizadores do Projeto quando esteve no Ministério da Cultura, “os Pontos de Cultura possuem como princípios: generosidade intelectual, trabalho colaborativo, mutabilidade, criação comum sustentada na autonomia e no protagonismo social articulado em rede e interfere no desenvolvimento da esfera das mentalidades, comportamentos, valores e na economia de forma solidária e ainda  fortalece as identidades,  com a perspectiva da alteridade, ou seja, de se reconhecer também no outro”. E acrescenta “O Ponto de Cultura não parte da carência dos lugares e sim da potência, pois um Ponto de Cultura não se cria, mas sim potencializa e quando em  andamento  funciona também como atrator para iniciativas”. 

Na ocasião da visita do grupo foi possível observar trabalhos com grafitti, oficina de capoeira, artesanato, memória social, religiosidade e patrimônio cultural contribuindo para a compreensão da importância da cidadania cultural como forma ainda no dizer de Turino, de “dar voz a um Brasil silenciado”.



Prof. Alan Dutra de Melo
Unipampa - Jaguarão

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...