quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Coluna do Tomate: Disraeli Gears - Cream



Discografia Básica

CREAM foi considerada a primeira banda progressiva do mundo, mas alguns críticos, inclusive eu, a classificamos como rock psicodélico e bluesista.

Observem o nível da formação deste grupo britânico: ERIC CLAPTON, GINGER BAKER e JACK BRUCE. Eles são considerados o melhor POWER TRIO existente neste planeta. Começaram a tocar juntos no começo dos anos 60 e foram até 1968. Encontrando-se novamente em 1993, no ROYAL ALBERT HALL, conceituado salão de espetáculo em Londres, momento em que foram homenageados e incluídos no hall da fama do rock and roll. 

O último reencontro foi no MADISON SQUARE GARDEN, renomeado complexo de quatro arenas em Nova Iorque, que rendeu a gravação de um DVD duplo, o qual traz toda a trajetória musical deste trio.

Esta banda sempre foi “fiel”, pois nunca houve trocas de integrantes, sendo o primeiro trio de rock pesado. O comum eram bandas com quatro, cinco, seis integrantes, e esta, com apenas três “caras” sempre “arrasaram” com a “sonzeira” do baixo, bateria e guitarra.

CLAPTON (vocal e guitarra) foi o músico que formou o CREAM. Até hoje está na ativa e, como sempre, muito bem conceituado e sucedido.

BRUCE (vocal e baixo) revolucionou o modo de tocar baixo elétrico ultilizando técnicas com “full-toned” e “free-wheeling”, e particularmente, sempre o considerei o melhor do grupo, não só pelo fato de ser um grande baixista, mas principalmente, pelo seu vocal, às vezes, até me fazia lembrar do velho OZZY OSBOURNE.

BAKER (bateria), excelente baterista e um dos primeiros músicos a usar dois bumbos. Ele tinha algumas diferenças com BRUCE, e por ironia do destino, CLAPTON convidou estes dois músicos para a formação do CREAM, e através da banda, se transformaram em grandes amigos. Atualmente, BAKER é criador de cavalos na Austrália.

Mesmo seguindo rumos diferentes, os três integrantes mantêm uma grande amizade!

Cito o LP DISRAELI GEARS, pois é o meu preferido desta banda, dando ênfase para a música SUNSHINE OF YOUR LOVE. Vale a pena conferir! “Flw”! Tomate (Carlos H. M. Cardoso)

Publicado no Jornal Pampeano em 28/07/2012 



Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...