segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cine Rio Branco

O Cine Rio Branco foi inaugurado em 1948 pelo senhor Jorge Bittar, um uruguayo vindo de Montevideo. Nessa época “el cine” era a grande atração do momento e não havia nenhuma outra sala de projeção de filmes nesta região. Pensando nisso o senhor Jorge Bittar resolveu então implantar um cinema na cidade de Rio Branco, Uruguay. O lugar escolhido foi o antigo prédio da Associação Tabarez Leite, localizado na rua principal da cidade. O local foi reformado e foram criados 530 lugares na platéia e 80 no mezanino (ou galeria). A primeira película exibida no Cine rio Branco foi “Cuando doblan las campanas”, produção argentina, segundo Don Jorge Bittar.

O cine rio Branco conseguiu unificar culturalmente a fronteira, pois, mesmo depois de ser construído o moderno cine Regente na cidade de Jaguarão, os brasileiros iam a quase todas as sessões no “cinemita”do Uruguay. Diz seu Fahid Bittar, irmão de Jorge, que também esteve à frente do cinema em 1958, que isto se dava devido à qualidade dos filmes e à rapidez na exibição dos últimos lançamentos devido à velocidade de comunicação com Montevideo através dos potentes “carromotores”tchecoslovacos. A programação incluía filmes europeus, argentinos (a maioria), alguns norte americanos e alemães.

Don Bittar também conta que nas primeiras sessões as pessoas achavam que os artistas estavam ali no palco e muitos aplaudiam de pé após o espetáculo.

Mas, infelizmente em 1979, com a chegada da televisão, as pessoas esqueceram o cinema e passaram a ficar em casa. Nesse ano aconteceu a última sessão no famoso Cine Rio Branco, palco de tantos encontros e tantas histórias.

Maria Fernanda Passos - Trabalho de primeiro semestre de Comunicação Social - Jornalismo UCPel - 2001

cartelera del Cine rio Branco


Postar um comentário