quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Jaguarão - Uma festa das maiores!

Destaque da Palestina



Escrevo na manhã da segunda feira de carnaval. Assim como a maioria dos jaguarenses estou recebendo nestes dias a visita de familiares. Os meus vieram da capital federal. Repetem o que fizeram há seis meses quando conheceram a cidade. E foi tanta a atração, que estão repetindo o encontro com Jaguarão. E agora, para conhecer um pouco deste carnaval, que vai se consolidando como um dos melhores, sem dúvida, da Zona Sul do Estado.

E o sucesso se deve não só aos maravilhosos foliões que temos, à segurança que se desfruta para brincar na avenida, à nossa tradicional hospitalidade, aos encantos e patrimônio que foram sendo projetados a todo o país. Temos de reconhecer que houve um trabalho cuidadoso por parte da atual administração municipal, capitaneado pela Secretaria de Cultura, em tornar o carnaval uma festa organizada e com estrutura de cidade grande. A retirada dos reboques da avenida, garantindo maior segurança aos foliões e incentivando as turmas a criarem seus trios elétricos, a melhoria nas estruturas de camarotes e arquibancadas para acomodar o público, a ampliação da passarela do samba, valorização das Escolas, Blocos e Conjuntos com a contratação de jurados profissionais de fora da cidade. São ações do poder público que merecem o nosso aplauso.

Falando em Trios, são uma das grandes atrações, principalmente os que contam com música ao vivo. Um verdadeiro show de empolgação e agito. Também destacamos a beleza das Escolas, dos blocos e dos Conjuntos. Os foliões com suas fantasias muito originais e bem trabalhadas são outro destaque. Fica a sugestão para que se institua em 2013, um premio ao folião com melhor fantasia.

Com o grande afluxo de turistas, algo nunca visto, hotéis, pousadas, garagens, campings improvisados, em suma, tudo completamente lotado, o que se projeta é um carnaval cada vez melhor. O que também não deixa de ser um desafio na necessidade de ampliar nossa rede de hospedagem. A implantação de um camping municipal poderia ser uma medida a ser estudada.

Termino divulgando que a TV Nativa Record de Pelotas está transmitindo desde este ultimo sábado o seu sinal para Jaguarão. Sua programação pode ser vista no Canal 7. A Nativa fez um especial sobre o carnaval em nossa cidade que estará sendo exibido no próximo domingo às 11 e meia da manhã. É mais uma opção para o telespectador ficar por dentro do que acontece na região.

Jorge Passos

Texto publicado na Coluna Gente Fronteiriça do Jornal Fonteira Meridional do dia 22/02/2012

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...