quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Somos o Suco do Carnaval - Exposição na Casa de Cultura

Hoje as 20 horas, na Casa de Cultura de Jaguarão acontecerá  a abertura da Exposição "Somos o o Suco do Carnaval, fragmentos carnavalescos do Clube Social 24 de Agosto", pesquisa histórica e roteiro da Historiadora Juliana dos Santos Nunes.  


Em novembro de 2010, durante a Semana da Consciência Negra, tivemos a oportunidade de assistir à palestra da Juliana, então acadêmica de História,  sobre sua tese tratando da história do Clube 24 e da importância de resgatar essa memória, tanto para a comunidade negra como para toda a sociedade Jaguarense. 

"O Cordão de mão dada" , prática funerária trazida pelos escravos, em que o defunto é levado em cortejo com as pessoas cantando ao seu redor, provavelmente deu origem  ao nome da Rua do Cordão e aos Cordões Carnavalescos.   Esta e outras tantas histórias interessantes sobre o carnaval, poderemos conferir na noite de hoje.

Fotos da Palestra

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...