Ao passar por uma das ruas que leva ao rio Jaguarão você poderá encontrar uma destas "instalações", se assim podemos chamar, expostas na calçada. As obras impressionam pela criatividade e são elaboradas ludicamente em vários materiais, cartolina, papelão, colagem, madeira, pedrinhas. O inusitado é que o artista é um senhor de idade e com problemas de locomoção que por ali mora. A Confraria não poderia deixar de registrar essa original expressão de arte popular.
Zoológico da Serra da Maria Pinta do Boquerão do Cavera |
Trio do Apagão não desfilou em Jaguarão na Serra do Mulitão |
Trio do apagão |
Toka do Sapateiro - 1892 |
Esta última obra é construída em madeira, papelão, pedras. Retrata a Toca do Sapateiro, local situado no Herval, perto de um afluente do Arroio Telho e sobre o qual se contam muitas histórias assombrosas.
Trechos do Relatório de uma expedição do GPME -Grupo Pierre Martin de Espeleologia, à Toca do Sapateiro:
Uma das descrições recolhidas na internet:
Ruína de uma caverna na qual só é possível chegar através de uma trilha. Formada por uma “sala” e mais três “quartos” intercomunicantes, corre em seu interior um riacho de águas cristalinas que alimentam o arroio Telho, afluente do rio Jaguarão. Segundo a lenda, um escravo, que exercia a profissão de sapateiro, fugido omiziou-se com a esposa naquele lugar onde tiveram dois filhos. Por ameaça ao estancieiro, por este foi mandado matar, durante um simulado grande rodeio para juntar o rebanho, naquele época, solto pela região.
Na cidade ouvimos história semelhante, mas ao invés de um escravo fugido, o histórico, ou lendário, ocupante da cavidade natural seria um alemão fugido da guerra, também exercendo a ocupação de sapateiro.
Outra história:
…Serviu como esconderijo durante a Revolução Farroupilha por um sapateiro que produzia calçados, residindo com a família dentro da caverna. Pelo que contam, foram até uns 80m de profundidade e não foram mais…
CLIQUE AQUI para ler mais sobre a interessante expedição à Toca do Sapateiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário