quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeito conversa Com Dilma em Montevidéu. Cronograma do restauro da Mauá e construção da 2ª Ponte é divulgado.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Especial de Montevidéu
Por Fernanda Cassel

Dilma confirma avanços no cronograma para obras da 2ª Ponte sobre o Rio Jaguarão
O cronograma de ações para as obras da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão será acelerado. A informação foi confirmada na tarde de segunda-feira (30), em Montevidéu, pela presidenta Dilma Rousseff, durante sua visita oficial ao Uruguai. Em declaração oficial à imprensa, ao lado do presidente uruguaio, José Mujica, ela também anunciou a viabilização da hidrovia Brasil-Uruguai, entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, que vai aproximar as regiões, assim como a conexão ferroviária, nos trechos Santana do Livramento – Cacequi (RS) e Rivera – Montevidéu.
Dilma Rousseff afirmou que Brasil e Uruguai seguirão adiante com os grandes projetos de integração física, logística e energética, fundamentais para o desenvolvimento da região fronteiriça, num esforço de “criar uma sinergia de desenvolvimento entre o norte do Uruguai e o sul do Brasil”.
Entre os destaques da fala do presidente Mujica está a questão da educação. “Temos que discutir entre nós uma forma de integrar nossos jovens por meio de universidades de fronteira. Nunca haverá integração na América Latina se não fizermos a integração pela inteligência”, afirmou.
Os dois presidentes também assinaram 16 termos de cooperação bilateral nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, conservação do patrimônio, segurança pública, assistência humanitária, defesa civil, ciência, tecnologia e inovação, entre outros.

Prefeito Cláudio Martins conversou com a presidenta e comemorou a notícia

Presente na visita oficial de Dilma Rousseff ao Uruguai, na segunda-feira (30), o Prefeito Cláudio Martins, comemorou o anúncio feito pela presidenta durante a declaração à imprensa, onde ela afirmou que os governos do Brasil e Uruguai, irão acelerar o cronograma de ações para as obras da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão.           
No Palácio Santos, sede da chancelaria uruguaia, Cláudio Martins teve a oportunidade de conversar com Dilma e falar à presidenta sobre a importância da obra da segunda ponte, para o município de Jaguarão.  “Recebemos essa informação com grande alegria, pois essa é uma obra aguardada há décadas pela população da nossa fronteira e que sem dúvida, é de grande importância, para o desenvolvimento de Jaguarão e também para um melhor cenário econômico da metade sul”, destacou o prefeito.
Sobre as obras que envolvem Jaguarão, Cláudio Martins recebeu das mãos do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o cronograma que foi tratado entre os dois países, para as obras da segunda ponte e restauro da ponte Mauá.(segue abaixo)
De acordo com o Prefeito a agenda em Montevidéu foi extremamente positiva. “Tivemos mais uma vez a oportunidade de tratar sobre esses temas de grande relevância para nossa cidade e certamente vamos dar continuidade ao acompanhamento do assunto junto ao governo federal. Durante as agendas de trabalho em Brasília estas obras estão sempre nas pautas dos encontros que venho mantendo, entre eles, com o Ministério dos Transportes, diretamente com o Ministro Alfredo Nascimento, e no DNIT com o Diretor de Infraestrutura Terrestre, Hideraldo Caron, oportunidades em que sempre contamos, também, com o apoio do Deputado Federal, Henrique Fontana (PT)", finaliza.

Cronograma de ações:

Restauro da Ponte Mauá:
-aprovação do projeto executivo: 30/08/2011
-publicação do edital da obra: 30/10/2011
-abertura de propostas: 30/11/2011
-conclusão da licitação: 31/01/2012
-assinatura do contrato: 28/02/2012
-ordem de serviço: 15/03/2012

Segunda Ponte:
- entrega da edição final do relatório básico: 30/10/2011
-aprovação final do relatório: 10/11/2011
- edição final do projeto executivo: 25/01/2012
-aprovação final do projeto executivo: 10/02/2012
-publicação do edital da obra: 10/04/2012
-abertura das propostas: 10/05/2012
-conclusão da licitação: 10/07/2012
-assinatura do contrato 25/07/2012
-ordem de serviço: 10/08/2012

Postar um comentário