domingo, 23 de outubro de 2011

PIBID Jaguarão- Patrimônio em Foco



O projeto PIBID/2011 – (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.), ligado a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior,  tem por finalidade o incentivo à formação de docentes para a atuação na educação básica. Em Jaguarão se dá  por meio da Universidade Federal do Pampa - Pró-Reitoria de Graduação - atuando na Escola Espírito Santo. O subprojeto PIBID – Historia, que tem como tema a educação patrimonial,  busca desenvolver no ensino médio a conscientização da importância do patrimônio como parte integrante da realidade local.   Este projeto acontece na cidade de Jaguarão-RS, no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo. 

A cidade de   Jaguarão,   está prestes a comemorar 200 anos da Freguesia e 210 anos de história.  É um município  ao sul do Rio Grande do Sul, na fronteira do Brasil com o Uruguai e, que em maio deste ano comemorou o tombamento nacional do conjunto histórico e paisagístico do centro urbano, sendo o maior tombamento em número de exemplares protegidos do Estado, bem como o primeiro tombamento Binacional: a Ponte Internacional Mauá.

A escola, hoje Instituto Estadual de Educação Espirito Santo, foi fundada formalmente, em 11 de maio de 1942, em um prédio construído no início do século XX, por iniciativa de uma ordem de padres Belgas (Premonstratenses) que estiveram na cidade por cerca de 20 anos.   Em 1942 tinha como mantenedora o IPA (Instituto Porto Alegre) onde era conhecida por IPINHA. Em 1952 foi encampada pelo Estado, e em 1957 foi agregado o nome Espírito Santo, em referência à antiga escola fundada pelos padres belgas na primeira década do século passado. Em 1970 mudou-se para o atual prédio, na rua Duque de Caxias,   conservando um acervo histórico muito interessante.

                 Carlos José de Azevedo Machado



Música Incidental do vídeo: Ritmos do Brasil
Com Eduardo Nadruz Nascimento  (Edu da Gaita)
* 13/10/1916 - Jaguarão ( R)S
+ 23/8/1982 - Rio de Janeiro (RJ)
Gaitista / Compositor

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...