terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jaguarão realiza II Festa Municipal da Mãe Iemanjá



No dia 01 de fevereiro, a partir das 19h, inicia a celebração de uma das maiores festas religiosas do Brasil, a Festa de Iemanjá. Há dois anos Jaguarão oficializou a Festa da Mãe Iemanjá, através de um processo de reconhecimento desta manifestação religiosa. "Esta é uma ação de reconhecimento de identidade cultural. Estamos construindo junto às casas de religião e apoiando, da mesma forma que apoiamos a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes", diz o Coordenador de Promoção Cultural, Rodrigo Machado. Durante o ano de 2011, foram realizadas reuniões com as lideranças religiosas de matriz africana e o I Encontro Municipal de Casas de Religião AfroBrasileiras. Neste ano serão cerca de12 Casas de religião da cidade e participação de alguns Centros umbandistas do Uruguai reunidos para celebrar a Orixá. 

A procissão inicia pelas águas do rio Jaguarão com os barcos, logo após segue à concentração nas ruas Barbosa Neto esquina Av. 27 de janeiro. As 21h está previsto o início da procissão terrestre que recorrerá a avenida principal da cidade até o cais do Porto. A celebração promete salientar a união entre os centros.  "Por escolha deles, este ano, a imagem de Iemanjá será carregada por representantes dos centros, e não mais pelo caminhão dos bombeiros. Isto sera feito para representar a união de todos na realização desta Festa", finaliza Rodrigo.


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...