quinta-feira, 24 de março de 2011

Iemanjá - Jaguarão 2011 - Azul meu Orixá.wmv



Imagens da Procissão celebrando Iemanjá em Jaguarão.


Música incidental: RICHARD SERRARIA & SEBASTIAN JANTOS
 www.Iteia.org.br/audios/azul-meu-orixa


Emocionante festa com a voz da Ogã Edna e seus tamboreiros puxando os pontos de Iemanjá por toda a Avenida 27 de janeiro, desde  a praça do Regente até a beira do cais.


A celebração seguiu noite adentro com as Casas de religião afrobrasileira  participantes instalando seus terreiros às margens do rio.


A Confraria tentou registrar neste filme o verdadeiro  marco no resgate das raízes da arte e religiosidade popular de nossa cidade.


Parabéns à Secult na pessoa do Rodrigo Machado da Costa, um dos articuladores do evento e principalmente às Casas de Umbanda que abdicaram de participar da festa em Rio Grande e  preferiram ficar em Jaguarão tornando possível este acontecimento memorável.



PONTOS DE IEMANJÁ CANTADOS DURANTE  O DESFILE

Quem é que mora,  no alto do meu Congá?
Surge na ponta da Lua, Vem nas águas de Naná!
É bonita e é faceira , Ela é filha de Iemanjá
Mamãe Oxum na cachoeira, Eeeeeeah  
------------------------------------------
Quem manda lá no mar, É iemanjá !
É a rainha lá do mar, É Iemanjá!

Eu vou levar flores no mar, Pra Iemanjá!
Manda, manda, manda, Nana reuá!

Manda, manda, manda, Pra Iemanjá!

Oh Iemanjá , Mãe Iemanjá! 
Ohh Iemanjá, Vamos saravá!

Ela é do mar!

Quem passa na canoa
Passarinho voa!

-----------------------------------------------------
Uma dúzia de rosas, uma noite tão linda, eu fui lá no mar!
Fui fazer oferenda, fazer meus pedidos pra Mãe Iemanjá!

Oh Iemanjá, venha me ajudar!
Oh Mãe Oxum, venha me saudar!

Sou peregrino,  solto na areia,
Flores e velas pra Mãe Iemanjá!


Rezei, rezei, ah eu rezei!
rezei de joelhos sobre a areia, ah sobre a areia!
Em minhas mãos ofereci
à Mãe Oxum e à Mãe sereia!


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...