segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UNIPAMPA JAGUARÃO - LITERATURA DO SUL

O projeto de pesquisa e extensão Literatura do Sul: perspectivas de fronteira, coordenado pela professora Cátia Goulart da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, recebeu uma nova doação de livros.

Essa doação foi realizada pelo escritor argentino Jose Gabriel Ceballos e se constitui de 30 obras narrativas de novelas e contos, 16 obras poéticas e duas antologias ensaísticas sobre a literatura argentina contemporânea.

O projeto está construindo um acervo desde meados de 2008, pela necessidade do acesso a obras contemporâneas que tenham como tema a Fronteira. Porém, essas obras nem sempre são encontradas e por isso tem-se estabelecido contato com escritores brasileiros, uruguaios e argentinos para doações de livros que serão utilizados no projeto.

Esses livros ainda são utilizados para outras disciplinas do curso de Letras. A professora Cátia destaca que há trabalhos de conclusão de curso de Letras que serão sobre a obra do escritor Ceballos, escritor que recentemente recebeu, na Feira do Livro de Madri, o prêmio de narrativa Alfonso VIII.

A organização do acervo literário tinha como objetivo inicial trazer a base para o desenvolvimento das atividades do projeto de pesquisa, mas tem se mostrado uma eficiente ferramenta de disseminação da literatura de fronteira, sendo utilizada também por estudantes de outras instituições.

O acervo está sendo catalogado pelo bolsista Marcelo Duarte e pela bibliotecária Tatiane Oliveira. Em breve todos os títulos estarão disponíveis no site do Projeto, no endereço www.perspectivasdefronteira.proext.com.br.

Fonte : Unipampa - Campus Jaguarão



Um comentário:

Analva disse...

Maravilha de projeto.
Precisávamos fazer em todo Brasil.

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...