terça-feira, 26 de outubro de 2010

JAGUARÃO - A CULTURA COM DILMA


Pela continuidade dos projetos culturais para Jaguarão, os ativistas culturais, artistas, professores e comunidade estavam presentes em Ato de Apoio à candidatura Dilma!

A Confraria estava lá e assinou o manifesto a seguir:

Manifesto Cultura com Dilma em Jaguarão

Há oito anos a cultura era vista apenas como a cereja do bolo, ou pior, servia como balcão de troca. Quem era amigo do rei levava. O dinheiro, que é público, destinado pela Lei Rouanet, se concentrava apenas no eixo Rio/São Paulo.

Hoje, podemos já colher os frutos da política iniciada pelo governo Lula. Criação do Ministério da Cultura, valorização da diversidade cultural, acesso aos mais diversos programas de fomento à cultura distribuídos em todo o país.através de editais. Literatura, dança, teatro, patrimônio histórico, música, contemplando todos os setores sem discriminação.

Um governo que investe em cultura, que respeita as mais diversas expressões culturais, investe em cidadania. No Brasil que dá certo, no Brasil de Lula e Dilma, as pessoas estão em primeiro lugar. Milhares saíram da pobreza, e outros tantos entraram para a classe média. Hoje os brasileiros tem o direito assegurado de consumir, de morar bem, e o mais importante, de se alimentar e alimentarem seus filhos, ao menos três vezes por dia. Isso também é investimento em cultura.

O governo Lula e Dilma, concretizou a palavra acesso. Criaram a UNIPAMPA, possibilitando assim, que os filhos de trabalhadores, no interior do país, tivessem acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade.

Através de programas como o Mais Cultura, Lula e Dilma proporcionaram acesso ao cinema, através da criação de cineclubes, bibliotecas, praças de lazer e tantos outros. Valorizaram o fazer cultural, fortalecendo iniciativas das comunidades através da criação dos Pontos de Cultura.

Nosso patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, é visto hoje com orgulho e conta com investimentos nunca antes vistos na história deste país. Dilma criou o PAC das Cidades Históricas. Protegendo e zelando pelo que de mais representativo temos, nossos monumentos, nossos prédios e nossa história.

Jaguarão vive esse novo Brasil. Respira os bons ventos trazidos pelo governo Lula e Dilma, O Teatro Esperança, recebeu mais de um milhão para restauro, as Ruínas da Enfermaria, sete milhões para virar o Centro de Interpretação do Pampa, um cineclube, que proporciona de forma gratuita acesso as mais diversas obras cinematográficas. Temos hoje uma Universidade Federal aqui, além de tantas outras ações como a restauração da Ponte Mauá, Construção da segunda ponte, 2.000 famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família, construção de casas populares, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

É por tudo isto, que apoiamos a candidatura de Dilma Rouseff . Porque sabemos que ela significa mais do que a continuidade destes projetos, ela significa o avanço. Significa a garantia de cada vez termos mais cultura, educação, saúde, infra- estrutura, qualidade de vida, cidadania.

Dia 31 Jaguarão irá confirmar. É Dilma, é 13, para o Brasil seguir mudando.

8 comentários:

Dario disse...

Jaguarão vêm semeando, mas enquanto a semente germina e o fruto não chega alguns criticam ou se mostram cépticos. Acreditam que nada esta sendo feito: São os que nunca semearam ou não acreditam no fruto que está sendo plantado!!

Esta cidade é uma jóia por si própria!!! Mas terá o Museu da Memória dos Pampas, terá um "Teatro Esperança" completamente remodelado, e já tem uma Universidade funcionando há pelo menos 2 anos!!

Jaguarão será um destino muito procurado pelo turismo cultural e tradicional! O setor de hotelaria e hospedagem terá sua colheita; os restaurantes colherão o seu fruto; o comêrcio varejista venderá mais; surgirão novas vagas de empregos!!

Acredito em Jaguarão, pela sua beleza, pelo seu passado, e pela sua gente!! Esta cidade tem um belo passado, tem um presente rico e criativo e colherá os frutos do seu trabalho!!

Acredito em Jaguarão, acredito na Cultura como forjadora de cidadania, acredito no governo do Professor Cláudio, do Governador Tarso Genro e da nossa furtura (e primeira mulher) Presidente, Dilma Rousseff!!

O Brasil que surgira com um operário na Presidência é o do presente que semeia em conjunto com a sociedade, e do futuro que colhe para todos!!

Maria Fernanda Passos disse...

Eu assino este manifesto! Dia 31 é Dilma 13, para o Brasil seguir mudando!
Maria Fernanda

Fábio disse...

Estar na borda do mapa é ser quase esquecido pela própria geografia.
Mas ao mesmo tempo, permite ser uma borda integrada com outra cultura. Jaguarão é um canal permeável de duas culturas em interação (Brasil/ Uruguai), incluindo suas diversidades intrínsecas.
Nesse momento não apelo apenas para a valorização da cultura local, mas pela valorização da cultura de dois povos em uma história imbricada e lubrificada pela paz e harmonia.
Jaguarão não pode deixar de valorizar a oportunidade que está tendo de dar um grande grito, levando o reconhecimento que começou a surgir nesse Governo (Lula) como uma bandeira, para ecoar por todo o Brasil. Esse grito deve ser dado nas urnas, para mostrar o agradecimento de ser visto e reconhecido, e também para dar continuidade ao destino maior reservado para essa cidade, na qual vivi bons anos e carrego um pouco dela comigo por onde quer que eu vá.
Vote pela cultura, movimentem-se para levar essas convicções para todos que conhecemos, para vencer mais um obstáculo que quer se por no caminho de Jaguarão, “o portal da cultura do extremo sul brasileiro”.

Fábio Oliveira.
Vitória, 26/10/2010.

Daniel Moreira disse...

Nós do Blog SEJA estamos juntos nessa empreitada. Acompanhamos de perto as inúmeras realizações culturais do governo atual de Jaguarão através da Secult. Agora com Dilma, Tarso e Claudio, o acesso à Cultura será cada vez mais de "TODOS". É D I L M A 1 3

Anônimo disse...

Alencar Porto

A Cultura no governo do PT chegou em todos os cantos do nosso Brasil,esse processo só terá continuidade com DILMA.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Jorge. Dia 31 vamos inverter o número e votar 13, com Dilma!

Instituto Meridionalis de Estudos da Flora disse...

Pelo veto ao novo Código Florestal,pela transformação do Bioma Pampa (do nosso senador Paim) em Patrimônio da Humanidade e pelas inumeras universidades que o governo já criou e criará. Dilma hasta la victoria!!!!!!
Hélio Ramirez

Anônimo disse...

apoiando a cultura sempre! é 13 dia 31,abração!!

Vera

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...