sexta-feira, 25 de março de 2011

Correio do Povo: Denúncia de racismo e agressão contra estudante da Unipampa

Universitário abandona Jaguarão após denunciar agressão e racismo de PMs


Estudante da Unipampa será recebido por representantes da Secretaria de Direitos Humanos na Capital


O estudante de História da Unipampa, Helder Santos, que denunciou ser vítima de racismo e agressões por integrantes da Brigada Militar (BM) de Jaguarão, no Sul do Estado, abandonou o município na noite dessa quinta-feira. Ele está em Porto Alegre, onde será recebido por representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos. O acadêmico, que trabalhava na prefeitura, alega que foi obrigado a deixar a cidade por conta de ameaças recebidas de Policiais Militares (PMs). Ele pretende voltar à Bahia, onde nasceu, e ainda não sabe se conseguirá tocar os estudos. 



O caso está sob análise da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Presidência da República, e da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público gaúcho. A Brigada Militar tem duas sindicâncias em andamento contra um soldado, um sargento e o comandante da BM de Jaguarão, major José Antônio Ferreira.


O major disse que houve “sensacionalismo” e afirmou que está apurando o que aconteceu. No entanto, o secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, afirma que a denúncia é grave e será alvo de atenção da pasta. Ele designou duas equipes, uma de investigação e outra de proteção, para a cidade de Jaguarão. 


Na Capital, Santos será enviado para um abrigo de acolhimento provisório. Depois, vai voltar para a Bahia. “Eu não sei nem o que falar, porque eu vim pra cá com tantos sonhos, já estava concretizando alguns deles trabalhando como estagiário de história na prefeitura, e vou ter que abandonar tudo e retornar para casa”, lamentou ele, em entrevista à Rádio Guaíba.


Santos é o primeiro integrante da família a iniciar formação universitária, mas corre o risco de ter de parar de estudar, caso o Ministério da Educação não consiga sua transferência para uma universidade no Nordeste. 
                                                                                  LEIA MAIS >>>> 


O estudante  Helder vinha desenvolvendo um bom  trabalho junto à  Coordenação da Juventude da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Jaguarão com o Projeto Cine Resistência vai ao Presídio,  voltado à juventude carcerária. (Clique aqui para ler)


Sobre a discriminação racial no Brasil:

 "Em 3 assassinados, 2 são negros. Não , nós não somos racistas."  (Clique aqui para ler) , matéria publicada na  página do PHA,  Conversa Afiada , refere-se à reportagem da Carta Capital sobre   racismo e violência no Brasil,  na qual é revelado que  " nunca o fosso entre a segurança dos brancos e negros foi tão grande no Brasil. Enquanto o número de assassinatos de uns cai, o dos outros segue em alta." 


Lamentamos o acontecido e aguardamos o esclarecimento dos fatos e a punição dos responsáveis. A Brigada Militar é uma Instituição que é patrimônio do Estado e nos orgulha pelos grandes serviços prestados à comunidade e não pode ser prejudicada por alguns elementos que não cumprem seus preceitos legais. O cidadão dela espera a segurança para todos, sem distinção. 

Agora que contamos com uma Universidade Federal que atrai estudantes de todas as partes do Brasil,  a imagem da Jaguarão sempre hospitaleira  não pode ser maculada por ações que não fazem parte de nossa história. 

----------------------------------------------------------------------

Entrevista com Helder
http://rsurgente.opsblog.org/



Último Segundo - iGEstudante diz que foi chamado de "negro sujo" e ameaçado pela PM - Hélder é baiano e estuda no Rio Grande do Sul. Reitora também recebeu carta, dizendo que a universidade traz "lixo" para o Estado.



Correio do Povo - Jovem deixa o RS após denúncias
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=182&Caderno=0&Noticia=274944

ZH -

Denúncias envolvendo PMs por supostas agressões em estudante geram surpresa em Jaguarão

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3258601.xml


Blog do Juremir - Atos Infames e dia de recordar a infâmia de 1964

7 comentários:

JASouza. disse...

Hoje em dia, ouve-se falar muito em "banda podre da polícia" acobertada pelo corporativismo da instituição e as investigações sobre supostas irregularidades se arrastam sem que sejam punidos os responsáveis.
Absurdo. Urge que sejam tomadas imediatas providências pelos poderes constituídos a fim de serem sanadas as injustiças cometidas que maculam a hospitalidade deste nosso rincão.
E que a comunidade local se manifeste energicamente, repudiando as atitudes desses indivíduos que não merecem o nosso respeito.

Nice disse...

Esse caso foi apenas mais um...pque os outros trocentos nem tomamos conhecimento...O corporativismo existente nessa corporação é um ABSURDO..POLICIAIS MILITARES ESTÃO ACIMA DO BEM E MAL EM JAGUARÃO...Pode ser que com a repercussão "dessa" vez não acabe em pizza..Vamos ver cenas dos próximos capítulos..Fico com pena pque Jaguarão ficará marcada no Brasil inteiro como uma cidade que ainda vive em regime de "DITADURA", uma cidade racista e preconceituosa..Que pena que por meia dúzia de idiotas fardados nossa cidade fique maculada

J P disse...

Mais links com informações sobre o caso em outros jornais:

ZH:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3253685.xml

Diário Popular:
http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=10&noticia=35166

R7
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/estudante-e-perseguido-apos-denunciar-policiais-por-racismo-no-rs-20110326.html

Rádio Guaíba
http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=272681

Band

http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000414440

Anônimo disse...

Estudante vítima de Racismo no Rio Grande do Sul

O Coletivo Catarse realizou uma entrevista exclusiva com Helder Santos, estudante de história que veio da Bahia estudar em Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Helder trabalhava na secretaria de cultura da Prefeitura e foi submetido a diversas humilhações e agressões por parte da Brigada Militar (PM). Helder denunciou os policiais e agora esta sendo ameaçado de morte. Helder teve que sair de Jaguarão e recebeu abrigo no Quilombo da Família Silva, lugar onde realizamos esta entrevista.

Ajudem a divulgar companheiros, pois se trata de algo extremamente grave


www.coletivocatarse.com.br

http://www.youtube.com/embed/uDydgDsQr3A

J P disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio disse...

Amigos que ficaram,
O momento é triste.
Projeto em perigo,
Unipampa! resiste.

Despertar uma consciência:
Fruto de um sofrimento.
Na lembrança, uma dor:
Na alma, açodamento.

Que vença a verdade e a justiça!

Anônimo disse...

Sou de Feira de Santana, cidade onde esse Helder nasceu e posso afirmar qu esse rapaz não é flor que se cheire, é acusado de tráfico de drogas e aliciamento de menores. Está se blindando na condição de negro e homossexual para poder fazer o que quiser sem ser importunado. Parabéns à PM gaúcha na ação contra esse delinquente.

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...