segunda-feira, 21 de março de 2011

Nesta terça feira, dia 22, Conferencia na Unipampa


O Ciclo de estudos do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-UNIPAMPA) e o curso de História convidam a todos os interessados para participarem da palestra de abertura das atividades do LEIR-UNIPAMPA 2011 :


" CONTRIBUIÇÕES DA ICONOGRAFIA DOS VASOS ÁTICOS PARA O ESTUDO DO HOMOEROTISMO GREGO ANTIGO "
- Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira (UFPel)

Após a palestra haverá uma discussão com o historiador sobre a produção científica referente à História Antiga no Rio Grande do Sul.


Data : 22 de março de 2011
Hora: 14h30 - 18h00.
Local:  Sala 105 – Laboratório de Estudos sobre o Império Romano


Da Palestra:

A pintura dos vasos áticos apresenta sob abordagens variadas situações sociais, afetivas e eróticas que nos reportam à polêmica temática do homoerotismo grego. O modelo da pederastia, propalado por grande parte das fontes escritas (criando na posteridade a figura do "amor platônico"), que definia rigidamente os papeis de amante e amado, erastes e erômenos, cabendo ao adulto a função de amante e ao jovem a função de amado, foi por bom tempo assumido pela historiografia como a forma aceita e predominante de vivência do homoerotismo entre os gregos. A perspectiva historiográfica pós-moderna de evitar modelos totalizantes, de olhar a realidade em sua forma fragmentada e multifacetada, com o gosto pela leitura a contrapelo das fontes e com a desconfiança com relação aos discursos de aparência hegemônica revelados nos textos antigos, abriu espaço para uma nova atitude interpretativa sobre a problemática da homossexualidade entre os gregos. Neste contexto, o estudo sistemático da iconografia dos vasos áticos pode trazer oportunidades interessantes de análise, apresentando-nos a possibilidade de situações cotidianas mais múltiplas e de valores sociais mais fragmentados, mais discordantes entre si. Nesta conferência, buscaremos avançar, através da iconografia, na rede temática "educação - homoerotismo - música", com o fim de trazer algumas contribuições ao assunto.

Do pesquisador:

Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto do Departamento de História e Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, lecionando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História e Bacharelado em Antropologia, com Habilitação em Arqueologia. Entre 2006 e 2009, foi professor do Mestrado em Ciências Sociais. É professor, desde 2007, do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e, desde 2009, do Mestrado em História. Nesta universidade, atuou diretor do Instituto de Ciências Humanas (de 2002 a 2010), e atua c omo coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (desde 2001) e do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006). Foi Presidente (2001-2003) e Vice-Presidente (2004-2005) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, tendo sido Presidente do V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), realizado em 2003. Atuou como coordenador nacional do GT de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH) entre 2007 e 2008. Integra os conselhos editoriais dos seguintes periódicos: Dimensões. Revista de História (UFES); Metis (UCS); Cadernos do LEPAARQ. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio (UFPEL); Justiça & História (Tribunal de Justiça do RS); e Clássica. Revista da SBEC. Tem experiência na área de História, com ênfase em Arqueologia Histórica e Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: música, arqueologia, antigüidade clássica, história antiga e iconografia. Nos últimos anos, tem-se dedicado às áreas de Memória Social e Patrimônio Cultural, bem como à gestão museológica.

Organização: Membros  do LEIR-UNIPAMPA : 



Os inscritos receberão certificado do LEIR-UNIPAMPA


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...