quinta-feira, 17 de março de 2011

Piro Técnico faz oficina literária em Pelotas

Reproduzimos do blog Pelotascultural.blogspot.com


Escritor faz oficina de gêneros breves

Márcio Ezequiel (esq.) é escritor porto-alegrense, nascido em 1972. Ele tem a originalidade de trabalhar — criativa e seriamente — o duplo sentido da palavra "história".

Ele começou pelo estudo da História e daí derivou à Literatura. Seu mestrado na UFRGS estudou a Literatura de Viagem produzida por estrangeiros no Sul do Brasil do início do século XIX, as crônicas que havia naquela época.

Em 2006 começou a publicar contos de ficção, alguns deles premiados, e em 2007 escreveu para o Ministério da Fazenda o livro “Alfândega de Porto Alegre: 200 anos de História”, pesquisa que o fez o maior entendido no assunto. Mas a Literatura seguiu chamando com força, primeiro como estudante e logo como professor de oficinas de criação literária.

Criou o blogue O Piro Técnico: penso que existo; logo, crio um blog. Também assina uma coluna de crônicas no Diário Popular (leia no blogue dele, pois o sítio do jornal não lhe concedeu um blogue). No Twitter ele se autodefine assim:

— Perfeccionista em construção. Faço tudo errado. Da melhor maneira possível.

Esta sexta-feira (18), ele inicia em nossa cidade uma Oficina de Escrita Criativa (leia detalhes), para produção em gêneros breves (crônica, conto e miniconto). Com grande otimismo ele convida seus leitores e futuros colegas:

— Libertaremos nossos textos tantas vezes encarcerados em gavetas escuras. [...] Formada a turma, montaremos ainda um blog para divulgação dos trabalhos produzidos e, quem sabe mais tarde, publicar uma coletânea impressa.

As reuniões serão realizadas na Livraria e Sebo Monte Cristo, local que tem tudo a ver com leitura e criatividade. Informações e inscrições na Livraria: 3027 5172.
Imagens: M. Ezequiel

A Confraria deseja sucesso ao colega Ezequiel e seus alunos!

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...