sábado, 19 de março de 2011

Pref. Cláudio Martins é eleito Presidente da Associação das Cidades Históricas do RS

Jaguarão, cidade histórica.

Aconteceu entre os dias 16 e 17 de março no município de Caçapava do Sul, o 4° Encontro entre os dirigentes municipais para a aprovação do Estatuto Social da Associação de Cidades Históricas do Rio Grande do Sul – ACHRS. 

Participaram do evento representantes dos municípios de Bagé, Pelotas, Rio Grande, Piratini, Novo Hamburgo, Caçapava do Sul, Jaguarão, São Nicolau e São Miguel das Missões, da Unipampa – Campus Jaguarão, e autoridades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. 

O evento contou, também, com a presença do Prefeito Municipal de Congonhas, Anderson Cabido, Presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que explanou sobre a trajetória e os benefícios da ACHMG para a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos municípios mineiros. Na ocasião, o Prefeito Cláudio Martins foi eleito por unanimidade o primeiro presidente da Associação das Cidades Históricas do RS. Na comitiva de Jaguarão também estavam o Secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto e a Assessora Andréa da Gama Lima. 

A Associação tem por fim representar os municípios gaúchos com bens culturais tombados em nível federal e estadual, em assuntos de interesse comum como por exemplo, a preservação de centros históricos e o fomento ao turismo sustentável, atuando como uma importante ferramenta para o fortalecimento de políticas e programas, em defesa do patrimônio cultural. 

Este ato representa a materialização do projeto político de Jaguarão como referência no Estado do Rio Grande do Sul, devido à inserção do patrimônio cultural como indutor de desenvolvimento econômico e social. Cabe lembrar que o primeiro passo para a criação da Associação de Cidades Históricas do RS foi dado em Jaguarão, em março de 2010, durante o Fórum de Turismo Cultural, quando representantes dos municípios gaúchos reuniram-se pela primeira vez para discutirem a criação da entidade. 

Andréa da Gama Lima

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...