sexta-feira, 29 de julho de 2011

Almacén "El Vasquito", de todo un poquito.


A coluna Gente Fronteiriça se inspira num velho armazém que está ali , na entrada da Lagoa, há muitos anos, sabe-se lá quantos, para lhes escrever algo de interessante nesta semana.
--------------------- 
Falando em fronteiras, há uma entre o primeiro mundo no interior das lojas do freeshop e o exterior que ainda está no terceiro. Nem as ruas enlameadas nesta semana chuvosa  impediram a febre de consumo dos turistas. Lástima que a infraestrutura urbana do Centro Comercial do Rio Branco siga em forma precária. De quem será a responsabilidade? Da Intendência de Cerro Largo, da Alcaldía de Rio Branco ou dos próprios lojistas?
---------------------- 
Enquanto isso, Jaguarão vai melhorando seu turismo. Tiramos o chapéu para o Concerto da Orquestra e Coral da Filarmônica da Sociedade Pelotense Música pela Música na noite de Domingo.  O Local não poderia ter sido  melhor: o belíssimo cenário da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. O espetáculo faz parte do Projeto Trilha Filarmônica aprovado pela Lei Rouanet - Minc com patrocínio da Fimbria e Instituto Votorantim. Registramos também a bela apresentação do Coral Municipal de Jaguarão regido pelo Maestro Juan Schellemberg na abertura do evento. Parabéns à Comunidade do Divino, que abriu suas portas para a arte, à Secult e a toda comissão organizadora. Como dizia Facundo Cabral , citando o poeta Tagore, o mesmo que batizou  Ghandi de Mahatma, que quer dizer alma grande : "Quando um homem trabalha, Deus o respeita, mas quando um homem canta, Deus o ama."
--------------------- 
Falando em arte, há dois filmes que merecem reprise no Cineclube da Casa de Cultura.  O “ Terra deu , Terra come”  e o “ Samba Riachão”. São geniais! Claro,  depois que chegar a primavera e o pessoal resolver sair de casa
--------------------- 
Direitos do Consumidor. Se você for cobrado por dívidas na CEEE por contas atrasadas de luz há mais de 5 anos, não pague! Código Civil e Resolução da Aneel impedem a cobrança. Solicite a prescrição.
---------------------.
Mais fronteira. Instalação da Unipampa,  projeto de construção do Museu do Pampa e calçamento da João Azevedo romperam os limites da rua Uruguay como marco entre a urbanidade e o charco. É notória a melhoria daquele setor da cidade.
--------------------- 
Os Blogs e páginas da Internet vão ocupando o espaço dos meios tradicionais de informação. Em 2008, quando morava em Brasília, era uma dificuldade em saber notícias de Jaguarão. Hoje, a página da Prefeitura, Blogs do Turismo em Jaguarão, da Secult e da Confraria, além de outros pessoais, são visitas obrigatórias para acompanhar o que está acontecendo na cidade.  
--------------------- 
Faz cinco dias que estou sem televisão. E não morri. Pelo contrário. Liberte-se. Leia um livro, caminhe, converse, crie.    


Jorge Passos
Texto publicado na Coluna Gente Fronteiriça do Jornal Fronteira Meridional , edição do dia 21/07/2011.

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...