quinta-feira, 3 de novembro de 2011

IPHAN FAZ VISTORIA NO CLUBE JAGUARENSE

Telhado de prédio histórico desaba. Prédio compõe o conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão

Escora emergencial realizada pela Prefeitura

Parte interna do Salão principal cujo telhado desabou




Na tarde de quarta-feira (02) o telhado do Clube Jaguarense, localizado na área central da cidade, desmoronou causando sérios danos à estrutura do prédio. O local havia sido interditado há alguns dias por já apresentar sinais de perigo.

Na ocasião a Secretaria de Obras providenciou a escora emergencial do local. "Esta ação foi providencial para evitar maiores danos", ressalta o arquiteto do IPHAN Geraldo Costa.

Segundo a diretora de patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo Andrea Lima, a SECULT está acompanhando o caso junto aos órgãos competentes. "Assim que ficamos sabendo da situação entramos em contato com o presidente do Clube e tomamos providências junto ao IPHAN", afirma.

O prédio compõe o conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão, que foi tombado recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade possui cerca de 700 prédios considerados de interesse nacional.

Para o Prefeito Cláudio Martins, esta situação infelizmente é passível de acontecer em uma cidade com duzentos anos e na qual seu conjunto arquitetônico possui cerca de cem anos. "Esta é uma situação a qual estamos sujeitos. O tombamento vem justamente para facilitar ações de salvaguarda e preservação destes bens. Temos agido em conjunto com o IPHAN. Todas as ações deste governo têm sido na direção da valorização e recuperação do patrimônio arquitetônico do município" afirma.

Hoje (03), a equipe técnica do IPHAN e equipe da Secretaria de Governo da Prefeitura estiveram vistoriando o local. O primeiro passo será a retirada de entulhos e a realização de contenção da fachada do clube. Amanhã (04) a Superintendente do IPHAN, Ana Meira, acompanhada do arquiteto Edgar Luz Bittencourt virão ao município para tratar do assunto.




Postar um comentário