segunda-feira, 4 de abril de 2011

Unipampa Jaguarão inserida na preservação do Patrimônio Cultural da região

Campus Jaguarão conhece projetos de preservação cultural em Piratini


Uma comitiva do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou de uma rodada expositiva sobre o projeto de restauração do Museu Farroupilha, bem como acerca de outras ações de conscientização da população local sobre a valorização do patrimônio da cidade de Piratini. A reunião ocorreu no dia 29 de março de 2011, na Câmara de Vereadores de Piratini, que convidou a Universidade para a apresentação de projetos. 


Na ocasião, a diretora do Campus Jaguarão, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, o professor Alan Dutra de Melo, o historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas e alunos da disciplina de Educação Patrimonial, do curso de Turismo, foram recebidos pelo vereador Juarez Machado de Farias, pelo representante do Executivo municipal, secretário de Planejamento Fernando Madruga Alves, e por representantes de outros setores envolvidos com a preservação do patrimônio de Piratini, como a produtora cultural Beatriz Araújo e a diretora do Museu Histórico Farroupilha, Angélica Panatiere. 

A professora Maria de Fátima ressaltou a disposição da UNIPAMPA de desenvolver parcerias com a comunidade piratinense, para estreitar laços entre o curso de Turismo e os projetos apresentados. A ideia é possibilitar aos acadêmicos que apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos e também absorvam experiências da realidade local, atingindo um dos objetivos da UNIPAMPA, que é a de ser fomentadora dos potenciais das cidades de sua abrangência. 


alt
Apresentação de projetos permitiu o início de conversações sobre ações conjuntas para a preservação do patrimônio cultural 


Após as apresentações, os representantes do Legislativo e do Executivo Municipal demonstraram interesse em firmar convênio com a UNIPAMPA para desenvolver ações que visem proporcionar à população a chance de discutir a melhor forma de preservar seu patrimônio e de estimular o turismo, fonte importante de geração de renda e divisas para o município. 


Após a reunião, os alunos do curso de Turismo foram convidados a um passeio pelos principais pontos históricos da cidade de Piratini. A diretora do Campus Jaguarão recebeu da diretora do Museu Municipal Barbosa Lessa, Daniele Martins do Amaral, uma caixa contendo as obras do ilustre cidadão e escritor piratinense. 


Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social


Fonte: http://www.unipampa.edu.br

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...