domingo, 7 de agosto de 2011

Próxima Sessão do Cineclube

A Primeira Noite de um Homem (The Graduate) com Dustin Hoffman e Trilha sonora de Simon and Garfunkel  


Neste mês de agosto a Confraria dos Poetas de Jaguarão em parceria com a Secult está promovendo o ciclo de filmes clássicos anos 60/70. Depois do Midnightcowboy, a  próxima atração , neste dia 11, quinta feira, 19:30,  é a película "Primeira noite de um homem".


Publicamos a seguir a crítica de Mateus Souza do blog cinema para desocupados.


Crítica: A Primeira Noite de um Homem



A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, no original) é, talvez, a comédia romântica mais famosa do cinema. Lançada no ano de 1967, o filme foi bastante premiado – BAFTA, Globo de Ouro e Oscar, nesse sendo indicado a seis categorias, levando apenas uma. Extremamente divertido, bem filmado e, claro, romântico (com ótimas atuações, também), o filme não deve ser subestimado por se tratar de uma “comédia romântica” – subgênero desgastado, mas que, ainda assim, possui ótimos representantes (veja três aqui).

No filme, Benjamin Braddock (um desconhecido Dustin Hoffman) acaba de retornar formado da faculdade. Meio perdido na vida, é seduzido pela mulher do melhor amigo de seu pai, a Sra. Robinson (Anne Bancroft, de O Milagre de Anne Sulivan), bem mais velha que ele. Não resistindo à tentação, Benjamin começa a viver a vida de uma maneira diferente do que seus pais desejavam, mas é Elayne, a filha da Sra. Robinson (a linda Katharine Ross, de Butch Cassidy), quem rouba o coração do rapaz.

Apesar de uma roupagem um pouco mais interessante, em sua essência, o enredo não é muito diferente daqueles que vemos em todas as comédias românticas. É na forma como essa batida (mas eficiente) história é executada pelas mãos do diretor Mike Nichols (que, em 2001, dirigiu o ótimo Closer – Perto Demais) que está o diferencial.

Nichols – que foi premiado com o Oscar por seu trabalho aqui – emprega uma direção extremamente inventiva, cheia de ângulos inusitados, zooms e outros artifícios, às vezes utilizados de forma gratuita e outras de forma metafórica, mas sempre tornando o filme mais interessante de se assistir. A cena inicial, que mostra o personagem de Hoffman na esteira rolante do aeroporto, ao som do clássico “The Sounds of Silence”, é uma das minhas preferidas, ao lado da cena da piscina – talvez as mais famosas do filme.

As atuações também merecem destaque. Dustin Hoffman – ainda desconhecido – consegue dar um ar de ingenuidade incrível ao seu personagem. De cara, já simpatizamos com aquele desacreditado rapaz. O interessante é que Hoffman não foi a primeira escolha (antes vieram Robert Redford e Charles Grodin), mas, hoje, não tem como imaginar outro no papel. Anne Bancroft está perfeita como a Sra. Robinson, mas, melhor ainda, está Katharine Ross, como a doce e bela Elayne.

No entanto, o filme não é feito só de acertos. O roteiro, baseado no romance de Charles Webb e escrito por Calder Willingham e Buck Henry, é bastante irregular. Acerta na parte inicial, desenvolvendo muito bem a relação Braddock - Sra. Robinson, mas o mesmo não ocorre com a relação entre Elayne e Braddock, o que poderia estragar o filme, já que esse é o casal principal. Mas isso não ocorre. O excelente trabalho dos atores, principalmente de Hoffman, impede que isso ocorra. Por mais que o roteiro falhe nesse aspecto, o filme nunca se torna chato, pois as piadas (que beiram o nonsense) são extremamente eficientes.

Com uma trilha sonora inesquecível (confira aqui), A Primeira Noite de um Homem é um clássico das comédias românticas que muito é copiado e homenageado – como no recente 500 Dias Com Ela (crítica aqui) e em Jackie Brown, que presta uma homenagem à cena do aeroporto. Enfim, um filme que deve ser visto a qualquer custo.



  


A Primeira Noite de um Homem
(Graduate, The, 1967)

Diretor: Mike Nichols
Roteiro: Calder Willingham e Buck Henry
Elenco: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross



Quinta feira , dia 11 de agosto as 19:30 no Cineclube da Casa de cultura 

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...